terça-feira, 20 de março de 2012

Verão em L.A.


Verão em L.A. (August) é o primeiro longa-metragem do diretor israelense Eldar Rapaport, vencedor do Iris Prize, o mais prestigiado prêmio para curtas-metragens internacionais para gays e lésbicas, por seu aclamado curta “Steam”. O filme é uma jornada que toca em um assunto familiar para muitos: “o que aconteceria se ele voltasse?”, dentro de um estilo que é raramente feito no cinema gay americano. Algo íntimo, muito bem filmado e emocional. O filme, que foi exibido no Festival do Rio em 2011, é distribuído no Brasil pela Festival Filmes e estreia em São Paulo no dia 23 de março, no Espaço Itaú de Cinema Frei Caneca.

Em um dos verões mais quentes de Los Angeles, emoções crescem quando a feliz relação entre dois homens, Jonathan e Raul, é testada. Jonathan recebe uma mensagem de que seu ex-amante Troy está de volta à cidade, depois de anos em Barcelona. Aparentemente, um encontro inocente com Troy interrompe a vida de Jonathan e Raul e revive um longo e enterrado desejo. Essa explosão do passado torna-se um caso passional e o que se desenvolve é um emaranhado de escolhas que esses três homens devem fazer por amor. Mantendo-se tenro e intrigante, e visto sob várias perspectivas, Verão em L.A. pungentemente explora as complexidades do amor e intimidade do mundo moderno e, eloquentemente, nos mostra que os assuntos do coração nunca são preto e branco.

Escrito e dirigido por Rapaport, o longa traz personagens que são gays, mas dividem os mesmos dilemas universais: relacionamento, vida, carreira e sacrifícios. “Todos nós nos lembramos dos nossos amores do passado e sonhamos com novos com a mesma intensidade”, explica o diretor e roteirista. “Este filme é fruto dessa imaginação com seus tons, o calor palpável e a suada e sexy história da intimidade profunda com uma atuação refinada, com esses personagens lutando contra seus próprios conflitos e demônios”, completa.

A ideia de filmar em Los Angeles veio do fato de a cidade ter sido a casa de Rapaport durante os últimos seis anos. “Esse filme é meu presente de dia dos namorados para Los Angeles – uma pintura cinematográfica, luz etérea, para contrastar com a natureza física da relação dos protagonistas. O verão é quente em Los Angeles e aquele calor é um fardo e uma benção. Ele desacelera a cidade, mas também traz seu lado sexy”, conclui.

Para a trilha sonora do filme, foram escolhidas as melodias de um músico israelense chamado Surque (com música adicional de Harel Shachar e sua banda, Anistar), para contrastar com a modernidade doente da vida em Los Angeles, e transportar o público para lugares diferentes e aumentar a introspecção emocional dos personagens principais.

Verão em L.A. foi co-escrito por Brian Sloan, produzido por Alexander Brodzki e Samantha Manalang e tem em seu elenco Murray Bartlett (Troy), Daniel Dugan (Jonathan) e Adrian Gonzales (Raul).

O Diretor

Nascido em Tel-Aviv, Israel, Rapaport se mudou para os EUA em 1991 e, na primavera de 2001, começou a estudar cinema na NYU. Um ano mais tarde escreveu e dirigiu o curta-metragem “Tremor”, sobre um ativo malabarista com uma vida dupla, que estreou em Nova York no NewFest Film Festival em 2003 e foi exibido internacionalmente, incluindo festivais na Espanha e Austrália.

“Postmorten”, seu segundo curta-metragem, que serviu de base para Verão em L.A., estreou em 2005 e foi exibido em mais de duas dezenas de festivais ao redor do mundo, incluindo Sidney, Londres, NewFest de Nova York, Seattle International Film Festival, Outfest em Los Angeles e Palm Springs Short Film Festival. Recebeu o Prêmio do Público para Melhor Curta-Metragem no Barcelona GLFF. Seu mais recente curta, “Steam” – sobre dois homens presos em uma sauna sem saída – ainda está forte no circuito de festivais, ganhando o prestigiado Iris Prize em 2009 no Reino Unido e o Prêmio do Júri no LesGaiCineMad em Madrid.

Sinopse

Em um dos verões mais quentes de Los Angeles, emoções crescem quando a feliz relação entre dois homens, Jonathan e Raul, é testada. Jonathan recebe uma mensagem de que seu ex-amante Troy está de volta à cidade, depois de anos em Barcelona. Aparentemente, um encontro inocente com Troy interrompe a vida de Jonathan e Raul e revive um longo e enterrado desejo. Essa explosão do passado torna-se um caso passional e o que se desenvolve é um emaranhado de escolhas que esses três homens devem fazer por amor. Mantendo-se tenro e intrigante, e visto sob várias perspectivas, Verão em L.A., pungentemente, explora as complexidades do amor e intimidade do mundo moderno e, eloquentemente, nos mostra que os assuntos do coração nunca são preto e branco.

Ficha Técnica

Troy………………………………………………….Murray Bartlett

Jonathan……………………………………………...Daniel Dugan

Raul…………………………………………………..Adrian Gonzalez

Nina………………………………………………….Hillary Banks

Sean…………………………………………………Bernhard Forcher

Devin……………………………………………….…Brad Standley

Nick……………………………………………..………Mike Vaughn

Diretor/ Roteirista ………………………………Eldar Rapaport

História de ……………………………...Brian Sloan e Eldar Rapaport

Produtor ……………………………………….Alexander Brodzki

Produtor ……………………………………….Samantha Manalang

Produtor Associado …………………………………..…..Brian Sloan

Diretor de Fotografia …………………………….James Adolphus

Editor………………………………………………..………David Au

Designer de Produção………………………Adriana Serrano-Adolphus

Diretor de Arte……………………………………………Kevin Houlihan

Figurino………………………………….…….Denia Skinner

Maquiagem……………………………………Emily Rae Blackmum

Música……………………………………………………………Surque

Música Adicional………………………………Harel Shachal e Anistar

Serviço:

Nome: Verão em L.A.

Título original: August

Ano de lançamento: 2011

País de origem: EUA

Gênero: Drama

Duração: 100 min.

Salas: Espaço Itaú de Cinema Frei Caneca

Endereço: Shopping Frei Caneca – R. Frei Caneca, 569 - Consolação

Horários: 14h, 16h, 18h, 20h e 22h

Nenhum comentário: